Com quase metade da população mundial sob algum processo de isolamento social, a pandemia de covid-19 pode estar deixando as ruas mais vazias, mas as redes sociais, em compensação, estão sendo mais acessadas do que nunca!
Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Facebook no final de abril deste ano mostrou que, atualmente, quase 3 bilhões de pessoas usam pelo menos um dos aplicativos (Facebook, Instagram, WhatsApp ou Messenger) todo mês, um aumento de 11% em relação ao ano anterior e o maior número de todos os tempos!
Agora vamos ao que realmente interessa…
Na contramão da crise econômica causada pela Covid-19, os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais notoriedade, em comparação às demais profissões. Um estudo realizado pelo Instituto Qualibest destacou que 20% dos internautas brasileiros passaram a seguir um número maior de influenciadores em comparação ao período anterior à pandemia e esse é um número muito significativo.
Se você é uma das pessoas que querem se destacar no universo dos influencers e alcançar o sucesso nessa carreira que só tende a crescer, eu tenho 3 dicas essenciais para te dar de presente. Não espere até 2021, comece agora!
3 dicas para ser um influenciador de sucesso
1. Defina logo o seu nicho!
O nicho, nada mais é que uma segmentação de um mercado maior, processo essencial para atingir o sucesso de um influenciador digital. Ou seja, significa determinar de qual assunto principal os seus perfis nas redes sociais vão tratar.
Um erro comum dos influenciadores digitais é entender nicho e segmento de mercado como sinônimos, quando, na verdade, a diferença entre eles está na especificidade do assunto em questão.
Em resumo, nicho é uma pequena parcela de um segmento de mercado. Por exemplo: se você trabalha com a área da beleza, este é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários outros segmentos, como maquiagem, cabelo, roupas, entre muitos outros... Sendo assim, essas subdivisões de um segmento maior, representam os possíveis nichos a serem trabalhados.
E agora você deve estar se perguntando: preciso de um nicho em ascensão super inovador para ter sucesso? É a resposta é: Não! O segredo para ter sucesso em qualquer nicho é conhecer a fundo os seus seguidores, perceber quais são os formatos de conteúdo que preferem consumir, em quais horários estão mais ativos na internet, entre outras informações que você vai notar ao entender melhor o perfil da sua audiência.
Agora eu te falo porque é tão importante ter um nicho bem definido:
Você direciona melhor o conteúdo produzido! Com um nicho bem delineado, você tem a possibilidade de criar um planejamento de conteúdo realmente efetivo, se comunicando direta e efetivamente com os seus seguidores.
Menor número de concorrentes: Ao escolher um nicho, seu número de concorrentes tende a diminuir, já que você passa a direcionar seu foco para um público específico.
Possibilidade de atingir uma comunidade ainda inexplorada: Ao escolher um segmento de mercado bem delineado, você é capaz de atingir um público pouco ou nada explorado, tornando-se uma referência no assunto escolhido.
Maior facilidade em fechar parcerias estratégicas: Me diz aí qual influenciador digital não tem aquele sonho de fechar uma parceria com aquela marca ou pessoa específica… Bora pra falar mais sobre isso na próxima dica?
2. Aprenda a buscar suas parcerias
Com um nicho bem definido crescem muito as suas possibilidades de fechar boas parcerias. Conhecendo os seus seguidores, você saberá identificar quais são os parceiros ideais para o seu objetivo, ou seja, aqueles que te trarão bons resultados e aí pode surgir aquela dúvida “Onde encontrar esses parceiros?” e eu te conto logo aqui embaixo:
Nas suas redes sociais: Você já tentou procurar parcerias dentro da sua própria comunidade nas redes sociais? O Instagram, por exemplo, é sempre uma fonte riquíssima de possíveis parceiros. Pesquise!
Em grupos (grupos no facebook, grupos de networking, grupos no Telegram, grupos no WhatsApp…): Entre em grupos e conheça novos negócios, aumente sua gama de possibilidades. Existem grupos no Facebook, por exemplo, 100% voltados para o networking entre empresas, empreendedores e influenciadores. Outra dica muito legal é buscar grupos do seu nicho.
Ao seu redor (condomínio, bairro, cidade, região…): É muito interessante que o influenciador digital esteja atento às possibilidades ao seu redor. Preste atenção aos negócios do seu bairro ou cidade. Para quem está começando agora no universo das parcerias, essa é uma alternativa muito legal porque o influenciador está próximo ao parceiro e os resultados em pequenos negócios são mais visíveis. Some experiências ao seu currículo.
Em eventos: Fique atento aos eventos para influenciadores digitais, sejam feiras, conferências, palestras, painéis, entre outros formatos. Os eventos são ótimos momentos para você ampliar os seus contatos, principalmente pelo acesso que o influenciador tem a mais pessoas que trabalhem com assuntos relacionados ao seu. Em caso de eventos presenciais, leve seu cartão de visita e o seu mídia kit impresso, mostre profissionalismo.
3. Participe do Influencers Brasil 2020
Se você está cansado de seguir mais do mesmo, precisa participar desse evento para abrir a sua cabeça para o que realmente acontece no universo da influência.
Essa é a melhor oportunidade para descobrir o que existe por trás de todo o palco glamoroso que impacta a gente diariamente. Às vezes é tanto luxo ou tanta felicidade e tudo parece tão perfeito, que parece muito distante.
No Influencers Brasil 2020 você vai descobrir como parar de comparar os seus bastidores com o palco dos outros. Serão 10 conteúdos de referências do mercado, para te fazer dar um salto de 10 passos para a frente. É um conhecimento direto dos bastidores para quem quer ter sucesso verdadeiro com a influência.
Para saber mais informações e quem mais além da Squid vai marcar presença, basta acessar a página do evento e aproveitar que ainda está na pré-venda com uma condição mega especial!
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