Finalmente você fechou o seu primeiro conteúdo pago e, agora, vai poder produzir bastante e utilizar as hashtags #publi, #ads e #publicidade? Um estudo da Squid revela alguns dados importantes e boas práticas sobre conteúdo publicitário. Confira!
Já parou para pensar que o conteúdo publi que você posta no Instagram pode impactar diretamente na sua relação com a audiência, no seu engajamento e na performance do post? Um levantamento feito pela Squid, com cerca de 140 mil influenciadores, analisou se existe alguma diferença nas métricas entre posts e stories com publicidade x os sem publicidade. Spoiler: os posts no feed com publicidade, por exemplo, tem uma taxa de engajamento 4,5% maior do que os orgânicos.
Tendo como base os dados analisados e os resultados, separamos 4 lições importantíssimas que você, como criador de conteúdo, deve saber antes de sair postando várias fotos ou vídeos com hashtags de publicidade.
Vale lembrar que o próprio Instagram apoia essa questão da transparência. Eles, inclusive, criaram um selo para mostrar quando o conteúdo é pago ou não. Por isso, mantenha sempre uma comunicação clara e verdadeira com os seguidores e evidencie quando o conteúdo é pago ou não.
1. Mantenha o equilíbrio em seu feed com posts normais e publi
Quando os especialistas dizem que buscar o equilíbrio é fundamental para uma vida saudável, eles não estão mentindo. Nas redes sociais a filosofia é a mesma. A pesquisa da Squid revela que o ideal para um influenciador é manter o feed com 20% a 40% dos seus posts publi. Postar muitos conteúdos com publicidade e se esquecer de fazer alguns orgânicos, pode comprometer as taxas de engajamento e alcance efetivo. Então, busque o equilíbrio e tenha um bom desempenho em suas campanhas.
2. Transparência sempre!
Sempre que postar o conteúdo de uma campanha, é importante deixar claro para o seu público que aquilo é um anúncio pago. Essa é uma forma de criar uma relação autêntica com eles ao mostrar a verdade. A identificação de conteúdo publicitário não interfere no engajamento.
3. A audiência de influenciadores mais velhos aceitam melhor o #publi
Sim, isso é uma realidade! Quanto mais velho o influenciador, a tendência é um maior engajamento da audiência com a publicidade. Por isso, mais uma vez batemos na tecla da transparência. Além disso, não se esqueça de ser autêntico e abusar da criatividade.
4. Os creators com até 60k seguidores performam melhor com conteúdos #publi no feed
Outro fato importante revelado pela pesquisa é a relação da audiência com os conteúdos patrocinados. Quanto maior a sua base de seguidores, maior a probabilidade da audiência ser afetada pela publicidade. Os seguidores dos creators com até 60k seguidores demonstram o melhor engajamento com os conteúdos pagos no feed.