Ter uma identidade visual forte e fácil de ser reconhecida e lembrada pode ser a chave para ter mais sucesso, sabia? Entenda como criar a sua e veja alguns exemplos na prática!
Quando falamos sobre identidade visual, muitas pessoas acreditam que isso só funciona para marcas. Mas, pensar assim pode ser um grande erro. Isso porque, ser influenciador, hoje, é como ser uma marca. “Você vira uma empresa e precisa fortalecer o seu branding com estratégias de marketing, e isso inclui o reforço da sua identidade visual”, afirma Anna Laura (@anna.laura), influencer de viagens e lifestyle.
Ao criar uma identidade de marca, você profissionaliza o seu perfil e aplica os seus valores como influenciador em elementos visuais, que serão usados para promover o seu trabalho como criador de conteúdo.
Isso significa que uma identidade de marca é mais do que apenas um logotipo e consiste em uma variedade de materiais, como tipos de fonte, paleta de cores, layouts utilizados nos stories, capinhas de destaques para o Instagram, cartão de visita e até um feed bem organizado.
“Ter autenticidade e originalidade é fundamental para criar a sua identidade visual. Ela precisa combinar com o seu estilo e ser viável no seu dia a dia. Esse é o segredo para funcionar: passar verdade e ser usado com lógica e profissionalismo”, explica Anna.
Por que a identidade visual é importante?
1. Reconhecimento
Ser reconhecido pela fonte utilizada, filtro ou tipo de foto é a melhor maneira de ser lembrado pelos seus seguidores.
2. Personalidade
Sim, ter uma identidade visual forte dá ainda mais personalidade ao seu perfil e garante uma lembrança de marca.
3. Destaque
Desenvolver a sua identidade visual é a melhor maneira de se diferenciar na imensidão do marketing de influência.
4. Consistência
Ao utilizar os mesmos estilos básicos e elementos visuais (identidade), você cria uma marca forte.
5. Vínculo
Ter uma identidade forte cria um senso de pertencimento e confiabilidade entre você e seus seguidores.
E como a identidade visual funciona no feed?
Com certeza, o feed é a vitrine de um perfil. Por isso, utilizar sua identidade visual, harmonizar as cores do feed e produzir conteúdos bacanas pode ajudar a causar uma boa impressão e chamar a atenção das marcas. “Uma vez que o Instagram é, sobretudo, uma rede fotográfica, a estética tem um peso importante. Então, acho importante ter esse cuidado”, revela a criadora de conteúdo.
Referências de feed com muita identidade visual:
Anna Laura (@anna.laura)
Manu Gavassi (@manugavassi) - especialmente durante o BBB!
KKW Beauty (@kkwbeauty)
Emilie Ristevski (@helloemilie)
Créditos da imagem: Reprodução/ Instagram KKW Beauty