Bruna Moreira é influenciadora digital, e explica sobre o mercado profissional de marketing.
As mídias sociais deixaram de ser mero mecanismo de entretenimento e se tornaram uma ferramenta poderosa de marketing para as empresas.
O marketing direto já não é mais a única forma de evangelizar ou fixar mensagens nos possíveis consumidores. Cada vez mais, a escolha dos consumidores passa a ser pautada com base em opiniões e referências de influenciadores digitais.
Em geral influenciadores digitais são pessoas comunicativas, especialistas ou não em determinados assuntos, mas sempre entusiastas. Agregam seus seguidores através do conhecimento, carisma ou até mesmo pelo lifestyle.
Servem de referência para as pessoas, que se espelham em atitudes, maneira de vestir, produtos que consomem, viagens que realizam, até mesmo de forma inconsciente.
Nesse contexto, crescem possibilidades para campanhas criativas para aumentar o “Marketshare” de produtos ou até mesmo para “Branding”, fortalecendo o posicionamento de marcas no mercado.Buscar o influenciador que mais se identifica com as características do produto ou marca que se deseja difundir é um dos fatores essenciais para o sucesso da campanha, dentre outros.
É importante avaliar a imagem que o influenciador representa perante seus seguidores e de que forma tal imagem pode ser vinculada com o produto ou marca.
Empresas que não expuserem seus produtos nessa nova “Vitrine” através de influenciadores digitais estarão perdendo uma fatia crescente de consumidores que estão cada vez mais antenados e engajados nas mídias sociais.Lembrando que utilizar influenciadores digitais em campanhas pode representar investimentos significativos que devem ser planejados em função das expectativas de retorno.
Bruna Moreira | Digital Influencer | Curitiba