O BBB 22 começa na próxima segunda-feira (17) e, se você está lendo esse post no dia de lançamento, pelo visto você também não foi selecionade para essa edição. :( Estamos juntos, mas sempre temos ano que vem.
Desde que o programa levou influenciadores para a casa mais vigiada do Brasil, já passamos por diversas polêmicas, milhares de emoções e grandes mudanças em todo o cenário dos produtores de conteúdo.
De Manu Gavassi com seus vídeos sendo disparados em sincronia com sua participação no programa a Juliette tornando-se uma das maiores influenciadoras da nação, todos estamos estamos ansiosos sobre o que esperar desse novo capítulo.
Enquanto a gente espera o Boninho nos notar, vamos conversar sobre o que o mercado de influência pode aprender nesses últimos anos e como podemos aproveitar ao máximo esse ano para impulsionar o seu perfil.
O que já vimos até agora
As edições do BBB 20 e do BBB 21 mostraram ao Brasil que ser influenciador nem sempre é uma atividade fácil. E também ensinaram para as marcas de todo o país a importância na nossa profissão enquanto criadores de conteúdo.
Assessoria de imagem fora da casa
Comentei mais cedo sobre a Manu Gavassi ter disparado vídeos nas suas redes sociais em sincronia com seu avanço ao longo do programa. Uma ação tão simples, que precisou apenas ter o material gravado, uma trilha de possibilidades montada e alguém que pudesse publicar nos perfis aqui fora. E mudou toda a maneira dos influenciadores entrarem no programa.
Ter um administrador ou uma agência responsável pela sua imagem tornou-se requisito para todos os participantes, a ponto de a própria emissora cogitar desenvolver sua própria agência para os brothers e sisters.
Cultura do cancelamento é para todos
Nem só de flores é feita a participação de um criador de conteúdo no Big Brother Brasil. Uma lição que podemos aprender com Pyong Lee, Bianca Andrade, Karol Conká e tantos outros foi que a cultura do cancelamento chega para todos e que não basta construir uma ótima imagem nas redes sociais. Se ela não for real, uma hora ou outra você pode pisar na bola.
De machismo, abuso até episódios de xenofobia, tantas reflexões sociais foram necessárias nas últimas edições que nos fizeram pensar sobre o que é vendido no Instagram e o que realmente as pessoas são. E, a partir disso, cada dia mais os criadores são cobrados pelos fãs para serem transparentes e sinceros.
Do anonimato ao estrelato
Até 2020, o BBB só contava com a participação de pessoas “desconhecidas”, ou sem tanta popularidade assim. Claro que, depois do programa, algumas delas ganharam fama e algumas tornaram-se grandes celebridades, caso da Sabrina Sato.
Porém, em 2021, tivemos uma situação inédita que foi o fenômeno Juliette. A nordestina que conquistou mais de 20 milhões de brasileiros em menos de 100 dias com seu carisma e personalidade hoje é uma das maiores influenciadoras do mercado. Milhares de empresas disputam para ter a rainha dos cactos em suas campanhas ou promovendo seus produtos.
É verdade que muitos participantes, principalmente os vencedores, tendem a ganhar atenção da mídia no ano seguinte a sua edição, mas o principal ponto foi a estratégia utilizada por Juliette para ganhar o coração dos brasileiros. Outros influenciadores tentaram replicá-la em realitys como A Fazenda ou Power Couple, mas nenhum deles foi tão efetivo.
Como fazer o seu perfil crescer com o BBB 22
Com a saída da lista oficial nesta quinta-feira (13), a internet está louca tentando entender quem serão os próximos influenciadores a participarem, e nós aqui no Clube da Influência também estamos construindo nosso bolão.
Só que, antes de entrar nessas especulações, que tal falarmos sobre como esse evento pode impactar o seu perfil?
Comente sobre as tendências
Uma coisa que pudemos aprender com as últimas edições é que qualquer assunto no programa pode virar meme ou uma discussão mais profunda. Por isso, uma ótima dica é acompanhar de perto o que está acontecendo e, assim que um assunto relacionado ao seu perfil estourar, aproveite!
Comente, faça challenges, replique maquiagens e penteados, o que for necessário para ter seu perfil listado entre os trending topics daquela semana.
Acompanhe as marcas patrocinadoras
Não é segredo para ninguém que as marcas patrocinadoras gostam de aproveitar ações do programa para lançarem suas novidades ou alguma tendência dos seus produtos, como o McDonald’s fez em 2021 com o lançamento da sua linha de pijamas.
Acompanhar algumas dessas marcas nas redes sociais pode ajudar a fomentar ideias para o seu perfil e ainda contribuir para que você seja notado por elas nesse período.
O que esperar dessa nova edição
Nós aqui no Clube da Influência já estamos fazendo nossas apostas sobre o que vem por aí nessa edição do Big Brother e o que podemos esperar de tendências para o mercado de influência, mas queremos saber de você!
Conte para a gente em um comentário ou um post aqui na comunidade e vamos conversar sobre esse assunto!