Se você já sofreu com a falta de criatividade, sem saber sobre o que postar... Senta aqui, e vamos tomar uma!
A exigência das plataformas, para quem quer crescer, é insana: poste duas vezes ao dia; invista em reels, mas faça um carrossel, porque aparece bem no explorar; veja suas métricas; aposte em trends do momento; e não se esqueça de usar os áudios em alta e, por favor: frequência nos stories! Não é só crescer, é conquistar!.... UFA! Haja criatividade para isso tudo!
Que tal investir um pouco do seu tempo (ou do seu dinheiro) para elaborar o seu calendário editorial?
Não é uma tarefa difícil, mas confesso, é bem trabalhosa... Comece por baixo: não tente planejar um ano inteiro, de primeira, para não se sentir frustrado por não conseguir. Faça um dia após o outro, até você pegar a prática.
Vamos lá: você pode usar seu app de agenda, ou uma agenda física, como preferir, para te ajudar nessa organização. Também existem alguns modelos semi-prontos, em apps como o Canva.
Em um dia menos atarefado (num domingo, por exemplo), comece a pensar em como você gostaria que fosse a sua semana. Sobre quais temas você gostaria de falar, ensinar, influenciar, quais produtos ou lugares você gostaria de apresentar ao seu público... se tem algum feriado ou data relevante a ser comentada com a sua audiência... e organize as apresentações para cada dia da semana. Se sobrar algum dia sem conteúdo, preencha com uma foto (ou sequência de fotos) da sua vida pessoal, num momento que você gostaria de compartilhar publicamente (essa estratégia é ótima apara as quintas-feiras, com a hashtag #tbt rsrs). Afinal, as pessoas gostam de fofocar nossa vida!
Em seguida, começe a por em prática a sua agenda semanal, gravando os conteúdos, criando os layouts que serão postados... Deixe a sua semana já preparada para cumprir com os objetivos descritos no seu calendário.
Para facilitar a nossa vida, também existe a opção de programação de postagens, no Instagram, onde a gente salva o rascunho já para ser postado em dia e hora pré-estabelecidos por nós. É uma segunda forma de organizar a sua agenda. A primeira é você colocar um despertador para tocar na hora da postagem.
Com um mês de publicações planejadas, você já consegue ter um panorama de planejamento mensal e, analisando as suas métricas de postagens, ir ajustando aquilo que não deu tão certo, para aplicar novas estratégias, e modificar os assuntos que queira trazer de diferente.
E assim, você criou o seu calendário editorial, pra te ajudar a nunca mais entrar no efeito platô da criatividade!
Ah, lembrando que existem vários perfis que vendem calendário editorial já praticamente pronto, onde você só ajusta aquilo que sentir necessidade. É só buscar na internet!
Bora botar em prática? Bons estudos e trabalhos!
Beijos da Titia
@elalves