Quando os carrosséis no Instagram foram lançados em 2017, foram considerados uma melhoria dentro da plataforma. Isso porque, a partir de então, haveria a possibilidade de contar uma história em um post através de imagens que pudessem, juntamente com o texto, provocar uma experiência ainda mais profunda no conteúdo.
Mas, para usar bem esse recurso e conseguir engajar, não é apenas postar fotos. Quando um conteúdo é bem pensado e proposto, aí, sim, pode então ter a possibilidade de criar uma interação e envolvimento com seu público.
Não é segredo que todo mundo adora acompanhar uma história que tem começo, meio e fim. O carrossel é uma excelente ferramenta para esse tipo de publicação, pois permite apresentar algo mais palpável e massivo para as pessoas.
Agora, para criar o seu conteúdo, deixo uma dica para seguir um roteiro de como propor para seu público, conte uma história baseando no princípio AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação):
O que é AIDA?
- A (Atenção) - Slide 1: Título | Slide 2: Apresentação do conteúdo
- I (Interesse) - Slide 3-4: Forneça uma solução para o problema
- D (Desejo) - Slide 5: Mostre os resultados
- A (Ação) - Slide 6: Faça uma ação, incentive o seu seguidor a comentar a opinião dele e compartilhar com amigos
Justamente por ser um conteúdo mais diversificado acaba tendo um engajamento melhor, estimula as pessoas arrastarem e entenderem o contexto da publicação, gera envolvimento e engajamento com comentários e envios para outras pessoas ou salvamentos para ler depois.
Ah, vale lembrar que post em formato de carrossel ganha uma audiência ainda maior, o Instagram começa a entregar esse conteúdo mais vezes para seus seguidores alternando as imagens do feed, o que pode gerar ainda mais curiosidade e despertar interesse pelo conteúdo.
Agora é incluir no seu planejamento de conteúdo e aproveitar ao máximo esse recurso.