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Como as comunidades online trabalham com os nichos: o caso da Educadores da Beleza

Como as comunidades online trabalham com os nichos: o caso da Educadores da Beleza
Luciano Kalil
nov. 13 - 4 min de leitura
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Como saber se o leitor gostou do seu texto? Bom, a resposta dessa pergunta e a intensidade do "gostar" depende da plataforma onde ele foi publicado. Nesse ponto, redes sociais e comunidades online são bem diferentes e isso é fácil de perceber.

Nas redes sociais esse resultado pode ser visto por meio das curtidas que a publicação recebe, funcionando como o sinal que a pessoa dá para você de que ela gostou daquele conteúdo. Porém, normalmente para por aí. Podemos encarar o like como uma saudação para um conhecido na rua, algo que começa e termina ali.

Do outro lado, a interação vista nas comunidades online é muito mais intensa e é o início de um relacionamento interpessoal entre o autor e o leitor do post. Dentro desse imenso universo, as comunidades de aprendizado se destacam e mostram como essa transformação pode acontecer de maneira poderosa.

Específico até a raiz

Um exemplo claro de como isso funciona é a comunidade Educadores da Beleza, que eu observo bem de perto há alguns anos. Fundada por Alejandro Valente, ela fala sobre um segmento muito específico: colorimetria capilar.

Não conhece? Tudo bem, esse é um ramo bem nichado mesmo. Afinal de contas, ele trata especificamente sobre a coloração de cabelos. Sim, a comunidade fala sobre um assunto que pode não chamar a atenção de todos, mas consegue capturar as pessoas certas e que realmente possuem interesse em saber como mudar a cor dos cabelos.

Para se ter uma ideia do sucesso da Educadores da Beleza, apenas nos primeiros seis meses a comunidade já contava com 26 mil participantes. Atualmente são mais de 60 mil integrantes discutindo sobre colorir cabelos, fundo de pigmento, oxidante, tonalizante, etc.

A pergunta agora é: em que outro lugar essas pessoas poderiam debater as principais técnicas que não nesta comunidade? Dentro dela os participantes trazem problemas, conversam sobre eles e encontram suas soluções de forma colaborativa. Tudo gerando uma interação muito mais profunda do que apenas um post em uma rede social qualquer.

Lições que podemos aprender

A seguir, vamos entender o que o caso da comunidade Educadores da Beleza nos ensina e o que você pode aplicar na sua estratégia.

Escolha sempre um nicho → Quanto mais específico for o seu tema, mais chances de sucesso ele terá. Isso torna mais fácil atingir o público e crescer com ele.

Aumento de autoridade → Quem decide falar para um nicho e ganha relevância, automaticamente se torna uma autoridade no assunto. Seja sobre cor de cabelo, estudos da medicina ou qualquer tema que preferir.

Produção de conteúdo → Trabalhar o SEO é importante para você? Com uma comunidade segmentada isso se torna muito mais fácil, pois os participantes vão produzir conteúdos sobre aquele assunto de graça e você ganha mais força nos motores de busca. Para se ter uma ideia, na Educadores da Beleza já são mais de 10 mil posts sobre colorimetria.

Trabalhar com um nicho é uma ótima estratégia na internet, não apenas nas comunidades online. Ela aumenta o seu poder de SEO e a relevância perante os interessantes naquele assunto que está sendo abordado.

Por mais específico que seja, sempre haverá alguém querendo saber mais e colaborar na produção de conteúdo sobre algum assunto. Por isso, escolher uma comunidade online como plataforma é a melhor forma para percorrer esse caminho dentro do ambiente digital.

Recomendo ainda ver o vídeo neste artigo da Keila Oliveira sobre aprender a monetizar seu conteúdo com Alejandro Valente: https://clubedainfluencia.com.br/blog/aprenda-a-monetizar-seu-conteudo-com-alejandro-valente

 


Esse tema faz parte do meu livro, Community Hacking, em parceria com a Marilvia Oliveira. Ele reúne todos os pontos que você precisa saber para dominar o universo das comunidades online.


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