Muito se fala sobre a importância de criar uma comunidade no marketing de influência, mas, na prática, o que isso significa para os influenciadores? Calma, vou explicar logo mais. O primeiro passo é entender o que é uma comunidade. No dicionário, a palavra comunidade possui diversos significados. Entre os principais, estão:
Concordância; harmonia;
Participação em comum;
Conjunto de indivíduos organizados de forma coletiva ou unidos por traços semelhantes.
Olhando como um criador de conteúdo, isso significa que os seus seguidores representam o início da sua comunidade. São pessoas de diferentes idades, gêneros e gostos que encontraram algo em comum: você! Seja por afinidade, nicho de atuação ou tipo de conteúdo produzido, os influenciadores desenvolvem uma relação autêntica e verdadeira com sua audiência quando recomendam produtos, serviços ou experiências.
Ao criar uma comunidade, o influenciador não só passa a ter um novo canal de comunicação com aquelas pessoas, como obtém uma nova forma de monetizar seu conteúdo e impactar um grande número de pessoas.
Talvez nada impulsione um influenciador mais do que sua própria comunidade. Isso porque boa parte deles está disposta a recomendar o seu conteúdo para outras pessoas. É o famoso boca a boca, sabe? Só que no ambiente digital, ele ganhou novas formas, como direct no Instagram, compartilhamento no Facebook, marcação de @, entre outros.
Vale lembrar que toda comunidade requer cultivo e nutrição. Como assim? Bom, cultivo de pessoas. Você precisa manter um contato próximo com elas, escutar a sua audiência, engajar quem está ali e, acima de tudo, entender como pode cocriar conteúdos com elas. E no quesito nutrição é importante incluir novos conteúdos, fazer enquetes, lives para tirar dúvidas, vídeos ou texto. Os formatos são diversos! Ou seja, alimentar as pessoas que estão ali com bons conteúdos.
Agora que você entendeu o que é comunidade e a importância de criar uma, qual a melhor plataforma para fazer isso? Na Duopana, parceira da Squid, você pode criar a sua com total controle de dados, métricas e sem depender de algoritmos. Além disso, é possível ter acesso a uma rede de pessoas conectadas e engajadas no tema da sua comunidade, espaço para produção de conteúdos em diversos formatos e monetização de cursos, grupos e até mesmo cadastros. Ficou interessado? Entre em contato com comunidade@squidit.com.br