À medida que seu perfil cresce e você se torna um criador de conteúdo profissional, vai ficando mais claro que produzir seus materiais é só o começo. De repente, você tem que aprender sobre impostos, fotografia, contabilidade, direito, cinema e uma série de outros assuntos que nem imaginava.
Sei que é muita coisa e pode até assustar, mas se posso dar uma dica do que você precisa conhecer de trás pra frente para alavancar sua carreira, são os contratos com as marcas. Afinal, campanhas de publicidade provavelmente serão boa parte da sua renda.
É preciso entender quais são suas responsabilidades a partir do momento que assina um contrato se comprometendo a prestar serviços de divulgação de uma marca, o que não pode ser feito e, até mesmo, quais são as complicações que um descumprimento pode causar na sua carreira. Descubra isso muito mais nesse post que preparei com ajuda da equipe jurídica da Squid!
A importância dos contratos para o criador digital
“Por que preciso entender de contratos legais para trabalhar com criação de conteúdo?” deve ser a pergunta que está se passando na sua cabeça agora. Calma, ninguém quer que você termine esse post falando juridiquês.
Porém, entender sobre alguns aspectos legais é extremamente importante para proteger seus interesses em uma parceria e saber quais são suas responsabilidades com aquela marca.
Normalmente, quando uma empresa te procura para fazer uma campanha, ela já irá especificar o que precisa ser feito. Quantidade de publicações, de quanto em quanto tempo publicar, e todos os detalhes. Dessa forma, o contrato servirá para formalizar esse acordo, assim você não corre risco de ter que produzir sem ter suas garantias e a marca garante que ela terá o conteúdo que precisa.
Algumas empresas já têm seus próprios modelos de documentação, e por isso é importante que você leia com cuidado e entenda todos os detalhes antes de assinar em cada campanha que participar. Afinal, em alguns casos, podem acontecer penalidades. Caso você feche uma parceria e a marca não envie uma documentação oficial, o ideal é que você monte um modelo básico, mas que formalize a proposta.
Cuidados e o que não fazer
Como comentei antes, ler o contrato antes de assinar é importante e acompanhar as orientações da marca é essencial. Esse cuidado é o que permite você entender o que precisa ser feito e qual pode ser sua penalidade caso não faça.
Um cuidado que muitos influenciadores acabam esquecendo é que esse “simples” pedaço de papel não apenas protege os seus interesses, mas também os das marcas. Quando você assina, você está se comprometendo com uma determinada entrega para aquela campanha, assim como a empresa está se comprometendo em te pagar.
Caso você perceba, no meio da campanha, que a situação não é exatamente aquela combinada ou mesmo que você tenha perdido o interesse, fale com a marca . Simplesmente sumir e parar de postar não é uma atitude bem vista no mercado e pode fechar muitas portas.
Da mesma maneira que se uma marca não te pagar conforme o estipulado, você deve correr atrás dos seus direitos, ao não cumprir sua responsabilidade, as marcas se encontram no direito de não trabalhar com você novamente, como também de aplicar multas ou outras penalidades.
Por isso, fique atento! Leia, pergunte, entenda todos os detalhes dessa parceria antes de se comprometer com qualquer entrega. Caso não se sinta confortável, nem assine. Assim você se protege e garante sua credibilidade.
Como funcionam os contratos da Squid
Muitos criadores que trabalham com a gente aqui na Squid ficam um pouco na dúvida, sobre como funcionam os nossos contratos, então resolvi encerrar esse texto explicando um pouco mais sobre esse processo.
Quando você cria o seu login e seu acesso na plataforma da Squid, o nosso contrato padrão está incluso nos Termos de Uso da plataforma. Basta você clicar para ter acesso e ler atentamente.
As exceções e contratos nos padrões das marcas serão tratadas de forma individual.
Você ainda não é cadastrado na nossa plataforma? Então venha conhecer agora mesmo em www.squidit.com.br/creators-influenciadores.