O Desafio Universitário é um projeto desenvolvido pela Squid, empresa especialista em Marketing de Influência, que tem como principais objetivos a aproximação dos universitários com a prática do planejamento de campanhas com criadores de conteúdo e gerar ações de impacto social.
O Desafio Universitário Squid está aberto a qualquer aluno devidamente matriculado em uma universidade e as inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos de até 3 pessoas. É necessário que cada grupo tenha um professor tutor corresponsável pelo projeto.
A primeira fase das inscrições deve ser feita com o envio de um vídeo de até 2 minutos em que os grupos devem apresentar uma prévia da sua proposta de campanha, indicando os objetivos desejados com cada ação, a hashtag que guiará a ação, e qual será a ideia geral da comunicação da campanha.
Finalistas:
- Vivian Corrêa de Oliveira - Belas Artes
- Fernanda dos Santos Medrado, Clara Rie Takayasu e Lucia Chrystina de Lima Brigatti - Belas Artes
- Felipe Choquere Costa - ESPM
- Laís Aguiar Ribeiro, Flávia Conte de Arruda Campos e Eduardo Santolin Vietri - FAAP
- Pedro Henrique Santos da Silva e Isadora Tavares Falcão - UNIFACS
Premiação:
1º lugar
- R$5 mil reais para a equipe vencedora(independente do número de integrantes);
- Divulgação dos créditos do projeto em todos os canais de comunicação da Squid, juntamente com o nome da faculdade;
- Criação de videocase da campanha vencedora com participação dos integrantes(o vídeo será produzido após a campanha).
2ºlugar
- 3 mil reais para a equipe(independente do número de integrantes)
BRIEFING
Sobre o Greenpeace:
O Greenpeace existe porque nosso planeta precisa de quem o defenda. E nós precisamos de você. Acreditamos na coragem de cada um para transformar o mundo em que vivemos. Convidamos milhares de pessoas a sair da zona de conforto para empreender ações corajosas conosco, seja em suas vidas diárias ou em comunidade. Nosso objetivo é defender nossos rios e florestas, tornando nossas cidades lugares melhores para se viver e garantindo um ambiente saudável e com qualidade de vida para todos.
Objetivo:
Em 2018, o Greenpeace alcançou 3 mil doações em canais online. A meta para 2020 é alcançar 5 mil doações.
Informações complementares:
O CPA inicial de 2018 era de R$600(Com a inclusão de outras mídias em 2019 o valor caiu para R$200)
Em comparação com outras estratégias, o cenário é:
Canais Digitais: 417 doações por mês
Diálogo Direto: 5000 doações por mês
Telemarketing: 1000 doações por mês
Desafio:
Nos meses de férias, o números de doações diminui Isso ocorre, provavelmente, por conta das pessoas estarem optando investir seu dinheiro em viagens ou lazer. O desafio é ter um aumento nessas datas (Junho, Julho, Novembro e Dezembro)
Público-alvo:
A maior parte dos seguidores do Greenpeace nas redes sociais está na faixa etária entre 18 e 35 anos. Apesar deste ser o grupo que normalmente interage mais nas redes sociais, é sabido que o perfil do doador é outro. As pessoas que engajam o suficiente a ponto de efetuarem uma doação tem, em média, mais de 35 anos.
Persona:
Mulheres acima de 30 anos, Assistentes sociais, Biólogos, Pesquisadores, Professores, Psicólogos, Universitários ou de áreas correlatas. São pessoas que visam mudar o mundo trabalhando em prol de uma causa. Tendem a ser menos materialistas e mais intelectuais. Valorizam a sociedade, o meio ambiente e a educação. Normalmente estão em busca de produtos que sejam ecologicamente corretos e aceitam pagar mais por isso desde que o valor seja justificável. São otimistas e acreditam que é possível transformar o mundo nas pequenas ações do dia a dia.
Acesse aqui o material complementar com o detalhamento de Personas do Greenpeace.
Importante
Antes de realizar a inscrição, leia atentamente o regulamento completo, as instruções e o briefing do Greenpeace.
Acesse aqui o regulamento do Desafio Universitário Squid.
Leia atentamente as instruções de participação nesse link.
Calendário:
De 10 a 31 de Outubro: inscrições pelo link
11 de Novembro: Anúncio dos finalistas
25 de novembro: Apresentação dos projetos finalistas na Squid
29 de novembro: Anúncio dos vencedores e entrega das premiações