Você provavelmente já ouviu a famosa expressão ''tempo é dinheiro''. Mas a grande verdade é que tempo não é só dinheiro. O tempo influencia em nossa saúde física, mental e emocional. Quem nunca se pegou em um dia tomado de caos e correria e terminou exausto(a)?
Para amenizar esses dias atarefados, nada melhor que uma boa dose de organização. Aqui vão algumas dicas úteis para melhor aproveitamento do seu tempo.
1. Cronograma pensado por prioridades
A grande verdade é que não podemos fazer tudo, e aceitar isso é um passo importante para organização. Tendo em vista isso, trabalhe e monte seu cronograma baseado no que é prioritário. Então digamos que na sua vida de influencer, você tem 3 prioridades no dia: Gravar um reels, fazer uma publi e interagir nos stories. Com base nessas prioridades, coloque-as em um horário mais produtivo e estratégico para você, buscando sempre realizá-las antes de qualquer outra atividade.
2. Use um app de sua preferência
Existe um universo de apps legais para organização, mas a minha dica é : use o mais adequado a sua preferência, buscando apps mais simples no começo da sua jornada rumo ao aprimoramento do tempo. Um app que eu gosto muito é o todoist, pois embora tenha diversas funções, ele pode ser utilizado de uma maneira mais simples, apenas colocando as atividades do dia nele , como se fosse um checklist.
3. Seja realista
Sabe aquele dia que você produz horrores e consegue comer bem, dormir bem, se exercitar, descansar, e cumprir as 100 coisas que você colocou no crono? Pois é, esse dia não existe para a maioria de nós meros mortais, e por isso, ao colocar sua programação no crono, lembre-se de ser realista com suas tarefas, colocando atividades que de fato serão realizadas no período de tempo proposto. Muitas vezes o ''menos'' com qualidade é muito melhor do que uma agenda cheia de coisas que você fará de forma superficial ou que lhe frustrará por não serem cumpridas naquele dia.
4. Se planeje para o imprevisto
Mas como eu posso fazer isso se o imprevisto é.. Imprevisto? Bem, para isso, sempre tente deixar um horário ''vago'' no teu período de trabalho e/ou estudo, para que assim, em caso de algo sair dos planos, você possa encaixar as atividades dentro do possível. E para essa dica dar certo, é necessário ser realista (como foi falado no ponto anterior) pois como haverá espaço para o imprevisto em uma lista de tarefas abarrotada além do necessário, né?
5. Use o método pomodoro
Esta é uma ferramenta muito bacana para concentração. Se assim como eu, você começa uma atividade e sem perceber se vê fazendo outra, o método pomodoro é uma ótima solução. Ele funciona da seguinte forma: 25 minutos de atividade (você pode programar para mais se quiser) e 5 minutos de descanso. Existem diversos apps com o nome pomodoro, mas se preferir, você pode fazer isso manualmente pelo despertador do seu celular. Além disso, existe um aplicativo chamado Forest, que segue esta mesma linha de raciocínio, porém com mais opções de tempo e recompensas.
Ah, e vale ressaltar: Não existe uma rotina perfeita. A vida é cheia de altos e baixos, e às vezes as nossas programações vão por água abaixo. Não estamos no controle de grande parte das circunstâncias, então organize e planeje, mas lembre-se de não se cobrar tanto!