E, aí pessoal, tudo bem? Eu me chamo João Pedro e sou dono do canal Fiaspo, o maior canal do YouTube de curiosidades sobre games no Brasil. A convite da Squid, quero compartilhar com vocês algumas dicas de como aproveitar as trends mesmo quando o assunto não tem relação direta com o seu conteúdo. Vou te mostrar algumas formas de como adaptar e aproveitar o assunto em alta pra conseguir alcançar um novo público e atingir mais pessoas!
Se você utiliza o YouTube, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social, sabe que é fácil identificar quais são os assuntos do momento, pois eles vêm acompanhados por vários memes, hashtags e vídeos que viralizam por toda a Internet. Além disso, é possível acompanhar mais de perto esses assuntos no Google Trends, uma ferramenta muito simples de usar, que te mostra as trends e permite que você analise um assunto do seu interesse para saber se ele é relevante ou não.
Sabendo disso, como é possível aproveitar os assuntos em alta mesmo quando o tópico não tem relação alguma com o conteúdo que você produz?
A criatividade não pode ter limite. Recentemente, consegui aproveitar uma trend relacionada ao filme Godzilla vs. Kong e pude colher resultados incríveis, mesmo meu canal sendo sobre games. Vou mostrar como fiz isso.
Primeiro, é muito importante que cada um saiba o que o público busca nas suas redes sociais, qual é o conteúdo que ele espera de você e já está acostumado a consumir na sua página. No meu caso, curiosidades sobre games é sempre o ponto forte, eu não poderia simplesmente chegar ali e gravar um vídeo sobre as curiosidades do filme ou dos trailers. Por mais que isso produzisse um vídeo super legal, as pessoas que acompanham meu canal não se inscreveram nele esperando conteúdos relacionados a filmes. Sabendo disso, o que eu fiz foi trazer esse universo do cinema para os videogames.
Percebi que existem muitos jogos relacionados ao Godzilla e também ao Kong, então preparei um vídeo mostrando a “Evolução dos jogos do Godzilla” contando toda a história de todos os jogos que já foram lançados, desde os mais antigos até os mais atuais.
Como existe uma certa disputa entre os personagens no filme, no começo do vídeo já brinquei com o público perguntando para quem eles estavam torcendo nessa batalha épica de monstros gigantes, isso consequentemente já gera um ótimo engajamento nos comentários e ajuda a rankear ainda mais o conteúdo dentro da plataforma. Mesmo meu vídeo saindo no canal semanas depois do lançamento do trailer, não deu outra: o resultado foi sensacional! Em pouco tempo o vídeo bateu 470 mil visualizações.
Como a experiência deu muito certo, logo em seguida aproveitei e lancei também a “Evolução do Kong nos games”, que rendeu pouco mais de 200 mil visualizações. São bons números, mas eu já esperava um resultado menor, sabe por quê? Antes de produzir esses vídeos, pesquisei no Google Trends de forma individual a palavra Kong e Godzilla pra ver qual delas estavam mais relevantes e isso foi crucial para eu decidir qual vídeo seria produzido primeiro. Como podemos ver na imagem abaixo, Godzilla (em azul) foi relativamente mais pesquisado no mês em que o trailer do filme foi lançado, isso provavelmente aconteceu pelo fato do filme se chamar Godzilla vs. Kong, então é natural que o primeiro nome seja mais pesquisado.
Por causa desses vídeos pude alcançar pessoas que estavam interessadas no filme e que consequentemente se interessaram por outros conteúdos que venho postando com frequência.
Essa é a grande vantagem de participar das trends. Se eu tivesse produzido esses mesmos vídeos em qualquer outro momento, provavelmente não teriam um engajamento tão grande, então aproveitar as trends é uma estratégia muito poderosa.
Eu quero trazer aqui a reflexão que você não precisa se limitar apenas a um tipo de conteúdo, é possível aproveitar vários assuntos e agregar valor para sua rede social, tendo em mente que é importante filtrar assuntos que sejam relevantes para você e que sua comunidade vá se interessar. Nem sempre será fácil adaptar uma tendência ao seu conteúdo, o ponto chave é ser criativo e usar a estratégia de forma inteligente.
Ao mesmo tempo que é importante aproveitar os assuntos do momento, também é necessário saber que, como nome já diz, são temas passageiros, e quando ela passar, seu conteúdo não deverá alcançar mais pessoas ao longo do tempo, porque ele se trata de um vídeo temporal, por isso você precisa continuar produzindo com regularidade seu conteúdo padrão, que é atemporal e não depende apenas de trends para alcançar novas pessoas.