O conselho não é meu, mas provavelmente dos meus avós, e eles estavam cobertos de razão. A ideia por trás disso é o fato de que se você perder o seu cesto poderá ficar sem nenhum ovo.
Agora imagine que o cesto onde ficam seus ovos não é seu, mas de outra pessoa, e que essa pessoa pode a qualquer momento levar tudo que você tem num passe de mágica. Desesperador, não é?
Pois é exatamente o que eu vejo muita gente fazendo ao apostar todas as suas fichas de produção de conteúdo só no Instagram ou só no YouTube, ou em apenas uma única plataforma.
E o que acontecerá com você, todas as suas fotos e vídeos se essas empresas deixarem de existir? Ou se um bandido roubar suas senhas e você não tiver acesso a mais nada? Pois saiba que isso é muito mais plausível de acontecer do que você imagina.
Veja o caso do Orkut, que foi uma febre durante muito tempo no Brasil, e tempos depois simplesmente deixou de existir, ou acompanhe diariamente pessoas reclamando que criminosos digitais roubaram suas senhas (ligue sempre a autenticação em dois fatores). Essas contas são vendidas no mercado negro e você nunca mais terá acesso a elas.
Diversificar é importante, mas não faça de qualquer jeito
Não basta só republicar seu conteúdo em outra plataforma. Cada uma delas tem uma vocação, um estilo estético e às vezes um público diferenciado e em alguns momentos você verá que é muito difícil migrar audiência de um lugar para o outro.
Por isso criar conteúdo em diversas plataformas exige disciplina e dedicação.
Assim, é importante que você tenha um cronograma claro definido para cada rede social onde pretenda construir sua comunidade e também um plano editorial para cada uma delas.
Além de diversificar sua audiência, também é importante diversificar sua renda. Mas sobre isso falaremos num próximo texto.
Deixe seu comentário para participar da conversa. =)
Imagem: Wokandapix (Pixabay)
Armindo Ferreira é editor do Blog do Armindo, que você pode ler em https://blogdoarmindo.com.br/ ou em https://www.instagram.com/armindoferreira/