Entra ano, sai ano e todos nós continuamos com a tradição de desenvolver resoluções ou metas para o novo ano que chega! E em 2021 não seria diferente, né?
Resolvi fazer resoluções para diversas áreas da minha vida e uma delas é para a criação de conteúdo. Eu, como uma pessoa que é quase inativa nas redes sociais, quero muuuito mudar isso e resolvi compartilhar com vocês tudo o que tenho visto no mercado e também as melhores práticas, já que tenho acesso a vários conteúdos bacanas aqui na Squid!
Acho que pra começar, vou falar de engajamento, que é a métrica mais importante quando falamos de criadores de conteúdo. Afinal, se estão gostando, comentando e compartilhando, é porque você está fazendo algo certo. O mais legal do engajamento é que, caso o seu perfil não esteja indo muito bem, é super possível reverter a situação com poucos passos e dedicação.
Aqui mesmo na comunidade temos vários conteúdos sobre engajamento, mas a gente sabe que pra ter um bom relacionamento e aproximação com seu público basta você ser próximo! Eu sei que, quando temos um grande número de seguidores, isso pode ser um pouco mais complicado. Não queremos ser reféns das redes sociais, mas é necessário entender que a troca e a interação com seu público é o que eles buscam ao te seguir. Eles querem se sentir parte da sua rede de amigos e existem diversas formas de fazer isso online.
Um jeito muito comum e simples de se fazer isso é utilizando as caixinhas de perguntas para interagir com a galera! Além de ser um canal direto de conversação respondendo uma pequena parcela dos seus seguidores, você pode tirar dúvidas de um número maior ainda! E claro, não podemos esquecer que o Instagram favorece quem utiliza suas diferentes ferramentas, então use e abuse delas para garantir presença no app.
Postar com frequência e responder os comentários dos seus conteúdos são as tarefas básicas para manter um bom engajamento, mas não podemos deixar de lado, ein? Sempre que for postar algo no feed, por exemplo, já separa um tempinho depois pra responder os primeiros comentários em tempo real.
Para fechar esse texto, vou lembrar que nos stories as hashtags funcionam da mesma forma que os conteúdos do feed! Então, sempre que fizer sentido, use hashtags em seus stories porque, além de alcançar várias pessoas novas, é um formato mais leve e fácil de consumir, então as chances de você ganhar novos seguidores com isso são bem grandes!
E você? O que faz para manter e aumentar seu engajamento? Me conta nos comentários :)