Estar presente nas principais redes sociais é uma estratégia importante para criadores de conteúdo. Apesar de conteúdos para nichos específicos performarem em determinadas redes, algumas plataformas são essenciais para alcançar novos públicos e expandir a visibilidade na rede.
O Pinterest tem 10 anos de existência e pode ser considerado uma das plataformas mais relevantes do mundo. Para se ter noção, segundo relatório da consultoria eMarketer, o Pinterest passou o Snapchat e tornou-se a 3ª maior plataforma de mídia social dos EUA em 2019, perdendo só para Facebook e Instagram.
Em julho deste ano, o Pinterest superou a marca de 400 milhões de usuários ativos mensais, com crescimento impulsionado por públicos da Geração Z, homens e millennials.
Contra dados não há argumentos. Para criadores de moda, beleza e estilo de vida, o Pinterest pode ser um aliado poderoso para criar uma comunidade altamente engajada e inspirada.
Quer saber como usar o potencial do Pinterest para potencializar a sua criação de conteúdo? Então acompanhe este artigo até o final.
Por que é importante estar presente no Pinterest?
Antes de tudo, é importante saber que o Pinterest não é uma rede social como as outras.
O Pinterest pode ser considerado como um grande painel de inspirações, onde o número de seguidores, tão valorizados no Instagram, TikTok e Twitter por exemplo, não tem importância. Isso acontece pois a forma de se encontrar um conteúdo na plataforma é diferente, e o engajamento com o conteúdo também.
Assim como no Youtube, um conteúdo bem otimizado consegue ser encontrado por qualquer pessoa no Pinterest. Qualquer pessoa mesmo, em qualquer lugar do mundo. E aí mora o segredo. Quanto mais engajamento um conteúdo tiver no Pinterest, mais ele vai aparecer para as pessoas que buscam por ideias ou inspirações relacionadas ao conteúdo.
O feed do Pinterest também funciona de maneira diferente das outras redes sociais. Ele se baseia em buscas recentes e nas inspirações que já foram guardadas em pastas.
Estar presente no Pinterest neste momento é uma grande oportunidade de ser encontrado por novos públicos. As pesquisas feitas no Pinterest aumentaram quase 25% globalmente desde o início da pandemia. Como a maioria das pessoas não podem sair de casa elas buscam se inspirar para criar novas rotinas dentro de casa com a família ou sozinhas, influenciando diretamente o tipo de conteúdo produzido e buscado na plataforma.
Durante a quarentena os acessos a plataforma no Brasil cresceram absurdamente:
38 milhões de usuários ativos mensais;
a base de usuários cresceu 26% no primeiro trimestre de 2020;
buscas de todos os tipos, comida, bebida, beleza e cuidados tiveram aumento significativo;
o número de pastas criadas também cresceu 62% no Brasil;
o engajamento com pastas criadas na plataforma chegou a crescer 75% desde o início de março;
Agora que você entendeu um pouco acerca do funcionamento do Pinterest e da importância da plataforma deve estar se perguntando…
Quais são os formatos de conteúdos no Pinterest?
No Pinterest os conteúdos são altamente visuais, sendo explorados em sua maioria por meio de imagens e vídeos. Mesmo assim, existem algumas variantes na maneira como esse conteúdo pode ser publicado.
Vamos entender as particularidades de cada formato de conteúdo no Pinterest:
Pin estático ou pin padrão
O pin estático, pin padrão ou pin de imagem é o mais tradicional no Pinterest. Todo pin criado pode ser salvo, compartilhado e clicado dentro do Pinterest.
Por meio deste recurso é possível fazer o upload de imagens e vinculá-las a um uma URL, gerando mais tráfego para um site ou blog, por exemplo. Basta criar um título atrativo, descrição bem feita e adicionar o link.
Este tipo de pin pode ter diferentes dimensões que começam a partir de 2:3, elas podem ser também de 4:5 ou 9:16.
Pin girafa
É um estilo diferente de pin estático, sendo mais longo, por isso também é chamado de pin girafa. Esse formato de pin é ideal para infográficos, pois ocupa mais espaço no feed.
A dimensão recomendada para um pin girafa é de 1:2.
Pin de vídeo
O pin de vídeo é um recurso relativamente novo, e foi lançado no Brasil no início de 2020. Esse formato de pin é considerado nativo, pois não necessariamente o usuário precisa acessar um site o blog para saber as informações, uma vez que elas podem constar no vídeo dentro do Pinterest. Pode-se criar vídeos avulsos ou em série (ideais para webséries, por exemplo).
Para esse tipo de pin são recomendadas as dimensões 2:3, 4:5 ou 9:16, com tempo de duração entre 15 segundo e 3 minutos e tamanho de 16MB.
Pin de história
O pin de história funciona como se fosse os stories do Instagram, só que no formato nativo do Pinterest.
Por meio dele é possível carregar até 20 páginas de conteúdo com textos e imagens, sendo ideais para compartilhar ideias de passo a passo, como receita, tutorial ou listas.
As proporções recomendadas para pins de história são 2:3, 4:5 e 9:16.
Dica: pins de história com até 7 páginas performam melhor.
Pins avançados (rich pins)
Os pins avançados (também conhecidos como rich pins) são pins que trazem mais informações mais sobre as imagens, além dos tradicionais título, descrição e link dos outros pins citados anteriormente, no próprio pin, proporcionando, assim, uma experiência mais rica e aumentando o envolvimento e, por consequência, o engajamento com o conteúdo do pin.
Essas informações são criadas com metadados que são adicionados ao site, blog ou e-commerce de destino. Por isso, esse tipo de pin só está disponível para contas business. Depois de se configurar os pins avançados, qualquer conteúdo no site com metadados se tornará um rich pin quando criá-lo.
Para criadores esse tipo de pin ajuda a tornar os conteúdos mais atraentes e úteis, trazendo mais engajamento e interação e aumentando também o tráfego aos sites e blogs.
Existem 4 tipos de pins avançados atualmente, que são: pins de artigo, pins de produto e pins de receita.
Pins de artigo: neste estilo de pin são mostradas informações de título, autor e um pequeno trecho do texto, perfeito para quem gosta de curar conteúdos em texto;
Pins de produto: ideais para lojas online esse modelo de pin incluem informações como preço, disponibilidade em tempo real e link para o ecommerce, tornando a experiência de compra ainda mais fácil;
Pins de receita: neste tipo de pin é possível acessar de forma nativa todas as informações para uma receita, como os ingredientes, tempo de cozimento e quantidade de porções.
Como usar o Pinterest para o seu conteúdo?
Já deu para perceber o quanto o Pinterest pode ser uma mão na roda na hora de criar conteúdo. Mas aqui vão algumas das formas como a plataforma pode ser usada para criar novos conteúdos e ajudar a dar mais visibilidade aos conteúdos já existentes. Vamos lá:
👉🏾 Referência e inspirações visuais e estéticas
O Pinterest é a plataforma número 1 quando o assunto é inspiração. Por isso, sempre que precisar de referências visuais e estéticas para fotos, vídeos ou para um projeto, acesse o Pinterest para se inspirar e ter novas ideias.
👉🏾 Promoção do seu perfil em outras redes sociais
Uma estratégia de conteúdo crossmedia se baseia em usar plataformas diversas para distribuir um mesmo conteúdo. Isso também acontece na hora de promover seu trabalho em outras redes sociais.
Com o Pinterest é possível pinar conteúdos do Instagram, Twitter e Youtube, por exemplo. Isso faz com que mais pessoas sejam alcançadas por seus conteúdos.
👉🏾 Tráfego para blogs e sites
No Pinterest, todo link é um destino. Que tal usar a plataforma para aumentar as chances do seu conteúdo em texto, áudio ou vídeo ser encontrado? Basta criar um pin com link de destino para o seu site, blog ou portal de conteúdo. Simples assim.
👉🏾 Vendas como afiliado
O Pinterest pode ser também uma fonte de monetização. Isso acontece pois, no momento em que é possível inserir um link aos seus conteúdos, um link parametrizado de afiliação também pode ser utilizado para gerar vendas de um determinado produto ou serviço pela internet.
👉🏾 Parcerias com marcas
As famosas publicidades são muito comuns no Instagram, mas sabia que elas também podem ser feitas no Pinterest?
Podem ser criadas pastas específicas para uma determinada marca ou em parceria com ela, aumentando o número de acesso e visibilidade dos dois perfis.
Quer um exemplo? A Amaro fez uma parceria com Lu Ferreira, do Chata de Galocha, para o lançamento de sua Guide Shop em Belo Horizonte. O resultado foi um sucesso: foram mais de 56 pins criados pela influenciadora com peças da marca. Somados, os pins obtiveram mais de 5 milhões de impressões somente no Pinterest.
Como ter sucesso no Pinterest como criador de conteúdo?
Assim como outras redes sociais, para ter um perfil de sucesso no Pinterest são necessários alguns cuidados. Mas nada que te impeça de criar hoje mesmo o seu perfil e começar a ter bons resultados.
Separei algumas dicas com base na minha experiência com a plataforma:
👉🏾 Crie um perfil business no Pinterest
Como criador de conteúdo é essencial ter um perfil Business no Pinterest, pois com essa funcionalidade é possível acessar o Analytics e outras ferramentas do Pinterest que ajudam a aumentar a visibilidade e presença na plataforma, como:
Pinterest Analytics: um painel atualizado com informações sobre público, engajamento dos pins criados e métricas como o número de usuários impactados pelo seu conteúdo, métricas de engajamento como cliques, pins salvos, além de diversas outras informações.
Foto de capa: é possível customizar o perfil alterando a imagem de capa. Pode-se destacar os últimos pins salvos, pins de uma pasta específica, uma imagem ou vídeo customizado de um pin específico.
Vitrine: com este recurso é possível destacar até 5 pastas na página inicial do perfil, sendo uma excelente forma de dar destaque a conteúdos que sejam mais relevantes.
Pin Builder: trata-se de uma ferramenta de criação de pins exclusiva do Pinterest. Por meio dela é possível fazer a edição de pins para que sigam as melhores práticas da plataforma como: ajustes na proporção da imagem, adicionar o logotipo e texto à imagem, dentre outras funcionalidades.
Pin Scheduler: recurso que permite o agendamento de pins dentro da própria plataforma do Pinterest, fazendo com que haja conteúdos novos todos os dias.
É possível adicionar um perfil business à conta do Pinterest, criar uma nova conta business ou converter uma conta pessoal em uma conta business. Para mais informações, clique aqui.
👉🏾 Reivindique suas contas nas outras redes sociais
Para criar conteúdo no Pinterest é fundamental ser creditado pelo que é publicado na plataforma. Pode ser reivindicar um site, blog e contas em outras plataformas, como YouTube, Instagram, por exemplo. Assim, seu perfil do Pinterest estará sempre vinculado aos seus conteúdos, aumentando ainda mais o número de visitas mensais de um perfil.
Este é o número de acessos aos meus pins do Instagram. Quando as pessoas buscam por esses conteúdos elas são direcionadas ao meu perfil:
Para reivindicar e adicionar o link de outras redes sociais, siga o passo a passo:
No computador
Clique nos três pontinhos para abrir o menu no topo do site do Pinterest
Clique em “Configurações”
Deslize para baixo até a seção “Verificar outras contas”
Clique em “Verificar” ao lado das contas que deseja conectar
Confirme que deseja conectar as contas, autorizando a conexão na janela que abrir.
No aplicativo
Em seu perfil, toque no ícone de engrenagem
Clique em “Editar configurações”
Na seção “Contas verificadas”, ative a conexão entre as contas desejadas
Confirme que deseja conectar as contas, autorizando a conexão na janela que abrir.
👉🏾 Crie conteúdo com regularidade
Para ter sucesso orgânico no Pinterest a publicação de pins com frequência é muito importante. Para que os criadores de conteúdo tenham sucesso organicamente na plataforma, o Pinterest recomenda que eles produzam Pins novos todas as semanas para obter um engajamento e uma distribuição fortes.
Por isso, recomendadas-e a criação de ins novos e originais, pelo menos, uma vez por semana, para que haja um fluxo de conteúdos constante.
Para te ajudar nessa tarefa, o Pin Scheduler pode ser um grande aliado, dessa forma pode-se agendar os pins em todos os formatos existentes na plataforma. Este recurso possibilita aos criadores de conteúdo reduzir o tempo gasto na criação e na postagem de conteúdo.
Como pode-se perceber, o Pinterest tem se mostrado como uma excelente plataforma para criação de novas ideias de conteúdo.
Gostou de saber como usar o Pinterest em sua estratégia de criação de conteúdo na internet? Tem alguma outra dica de como ter sucesso no Pinterest. Deixe aqui nos comentários.
Ah, aproveitem para me seguir lá no Pinterest também! Atualmente estou buscando inspirações sobre skincare para homens.