A participação das pessoas é o ingrediente que torna uma comunidade online única e que torna essa plataforma tão especial dentro da internet. Trabalhar a produção de conteúdo é importante, mas é a conquista de novos participantes que deve ser seu objetivo no início.
Mais do que apenas atrair, é o engajamento dos participantes que irá mover a comunidade e tornar possível que ela cresça, produza mais conteúdo e conquiste mais espaço na web. Isso é importante a todo momento, mas é durante os primeiros passos que seu foco deve ser nas pessoas que fazem parte deste movimento.
Pessoas: a essência da comunidade
Pessoas são o ponto chave de sucesso em uma comunidade online, por isso todas as ações devem ser pensadas para o bem-estar e desenvolvimento delas dentro do novo ambiente. É papel do gerente de comunidade dar a elas todo o conhecimento possível para que rapidamente consigam se familiarizar e possam contribuir ativamente.
Seja uma grande comunidade ou uma que começou com poucas pessoas, o estímulo deve ser constante para que todos os presentes entendam que aquele ambiente incentiva a colaboração e que a participação é mais do que bem-vinda.
Além do gerente de comunidade, é natural que surjam lideranças entre os usuários também. Geralmente são aqueles que tomam a iniciativa e se envolvem mais nas ações dentro do grupo, ao mesmo tempo que impulsionam a participação dos demais.
Começando com quantas pessoas?
Algumas comunidades conseguem começar com algumas dezenas ou até centenas de pessoas logo de cara, o que facilita um pouco o trabalho do gerente. Porém a história não é assim para a maioria, que dá os primeiros passos neste universo online com mais 1 ou 2 amigos que toparam te ajudar na jornada.
O seu papel como fundador da comunidade é muito importante, mas são essas pessoas que estão ao seu lado que vão fazer a roda girar.
Logo de cara seu foco não deve ser a produção de conteúdo. Quando isso acontece sua comunidade se torna apenas um blog com muitos textos da mesma pessoa — como vemos aos montes por aí na internet.
Seu objetivo deve ser convidar mais e mais participantes, aumentando primeiro a quantidade de pessoas presentes e depois se preocupando com o conteúdo. Afinal de contas, quanto mais participantes a comunidade online tiver, potencialmente maior será o número de publicações.
Veja como isso funciona na ilustração abaixo:
Mesmo que comece pequeno, um grupo engajado é capaz de criar grandes coisas. Seus planos devem ser voltados para o convite de novos participantes, implementando esta cultura nos que já estão inseridos. Assim, aos poucos a comunidade vai crescendo e o conteúdo tão sonhado também vem junto.
Essa ideia vai de encontro com o pensamento atribuído a Margaret Mead que definiu o impacto produzido por um pequeno grupo de pessoas: “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos possa mudar o mundo; na verdade, é a única coisa que já existiu”.
Chegou a hora de você reunir o seu pequeno grupo de pessoas e começar a mudar o seu mundo também. Que é possível fazer você já sabe, falta apenas realizar.
As pessoas fazem os conteúdos
É muito mais fácil um grande grupo de pessoas produzir conteúdo do que quando há uma quantidade menor de gente. Tentar fazer sua comunidade crescer por meio da produção de posts irá tornar a sua vida muito mais difícil e vai atrasar consideravelmente as chances de sucesso dela.
Angariar mais pessoas é a razão de uma comunidade online existir, pois é apenas com a troca de conhecimento e as interações realizadas entre elas que essas plataformas conseguem entregar o resultado de engajamento e colaboração que você busca.
A partir de hoje a sua comunidade deve ter três objetivos:
Pessoas
Pessoas
Pessoas
O resto, pode apostar, fica muito mais fácil quando isso acontece.
Mais sobre as comunidades
Falar sobre comunidades online faz parte da minha vida e também aqui do Marketing na Era Digital. Na verdade, este assunto é tão importante e eu acredito tanto nessa transformação, que eu escrevi um livro sobre isso.
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