Pergunte, hoje, a qualquer criança qual é a sua profissão dos sonhos e certamente uma das respostas será: influenciador digital (ou youtuber!). Mas será que eles sabem o quão exigente e incerto é o trabalho de um influencer?
Desde pequenos somos questionados sobre a escolha da nossa futura profissão e, ainda crianças, temos contato com a ocupação de nossos pais, tios, avós, com a professora, o médico, o bombeiro e o policial… E como será que a geração dos nativos digitais lida com essa questão? Bom, ela passa a desejar também as novas profissões relacionadas ao universo da internet e do marketing de influência.
Vejo que tal desejo está associado a uma imagem de ascensão fácil, dinheiro, sucesso e felicidade. A idealização de um estilo de vida. E, então, eu pergunto: O que move esses interesses e critérios à escolha profissional? Esse caminho de “sorte” pode ter sido verdadeiro para alguns, que viram o lazer se tornar profissão em um curto espaço de tempo. No entanto, para se manterem após o crescente sucesso, os relatos são sobre a necessidade de profissionalização, muitas horas de trabalho, estudo e dedicação. O que levou muitos deles até a exaustão e necessidade de cuidados com a saúde física e mental.
Isto é, ao olharmos um profissional de “sucesso”(segundo os padrões atuais) — seja um youtuber ou grande executivo — geralmente nos esquecemos de olhar sua trajetória. Estamos sempre focados no ponto final e não o percurso. Esquecemos que essas pessoas também viveram (e vivem!) momentos de insegurança, dúvidas, fracassos e desejos de desistir.
Muito diferente do conto de fadas “Alice no País das Maravilhas”, que diz “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, o processo de escolha profissional requer muito autoconhecimento e saber onde se quer chegar. Por isso, exige reflexão sobre si, exploração e muita informação sobre a profissão e o mercado de trabalho.
Dica: a profissão da moda ou a mais popular nem sempre é a melhor escolha pra você.
Perguntas para se fazer antes de investir na carreira de influenciador
Antes que você decida virar um criador de conteúdo, faça a seguinte análise:
1. Que tipo de visão você tem sobre a profissão que deseja?
No caso dos criadores de conteúdo, por exemplo, se deseja seguir essa profissão porque busca algo ligado a glamour, festas, curtição, viagens, alegria, vida leve e sem rotina… volte para a etapa de busca de informações, pois certamente você precisa se aprofundar mais.
Muitos profissionais da influência relatam sentir o peso da responsabilidade com seus seguidores, pois ser exemplo e um modelo a ser seguido não é tarefa fácil e exige muitos cuidados.
2. Faça uma lista com os prós e o contras
Sim, antes de escolher qualquer profissão você precisa avaliar o lado bom e o ruim de cada tipo de atividade. Sobre ser influenciador digital, você precisa aprender a gerenciar a vida pública e privada, pois você é a sua marca e ela será fundamental para construir sua reputação e credibilidade.
Lembre-se também que será necessário lidar com a avaliação e preconceito das pessoas, por isso, quanto mais informações, mais seguro estará sobre a sua decisão.
Além de ser uma escolha profissional, entendo que, para muitos profissionais, essa é também uma oportunidade de diversificar a carreira. Às vezes, esquecemos que por trás das câmeras existem humoristas, artistas e uma variedade de especialistas (medicina, nutrição, educação, culinária) se utilizando das mídias sociais como mais um meio de realizar o seu trabalho e disseminar conhecimento da sua própria profissão.
Muitos profissionais migraram para o mundo digital e contribuem com informação e orientação, não é mesmo?
Seja lá qual for a sua intenção nas redes, o caminho de profissionalização será necessário e isso vai refletir na sua rotina e sua carreira. Ao se decidir por este ou outro caminho, monte seu planejamento com os próximos passos em busca da realização do seu sonho.
O processo de escolha profissional ou transição de carreira nem sempre é fácil, envolve muitas opiniões, dúvidas e insegurança sobre o futuro, por isso, sentindo a necessidade de ajuda para clarear a decisão, busque suporte de um Orientador Profissional e de Carreira.
Um beijo e até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo: grazi.squidit@gmail.com
Créditos da imagem: Reprodução/Giphy