Se você é criador de conteúdo e já ganha dinheiro com isso, sabe o quanto o engajamento importa para as marcas. Afinal, tudo o que elas buscam, quando planejam uma campanha de marketing de influência, é ver o seu nome na boca do povo (de forma positiva, é claro)!
Nós sabemos que manter o público engajado é uma tarefa complicada, ainda mais depois de todas as atualizações de entrega de conteúdos no feed do Instagram. E, por conta de toda a dificuldade que os creators encontram, uma alternativa muito buscada é a compra de engajamento (sim, isso existe, assim como a compra de seguidores).
Esse tipo de compra basicamente consiste em obter curtidas e comentários de perfis aleatórios da rede, aumentando os resultados do criador de conteúdo. “Ah, não tem como saber que é comprado, porque é comentário e like”. Será? A verdade é que é, sim, possível descobrir quando o engajamento é comprado e isso é mais fácil do que a maioria das pessoas imaginam.
Com alguns cliques e observação, qualquer um consegue ligar os pontos e entender que aqueles comentários não são direcionados de fato ao conteúdo. Ainda mais levando em consideração que o retorno recebido nessas situações se resumem a emojis e palavras que, na maioria das vezes, não estão relacionadas ao conteúdo de fato. Sem contar que, a cada dia que passa, a tecnologia tem feito grande avanço para identificar esse tipo de fraude.
Imagens: Freepik
Agora, imagine como é para uma marca olhar os comentários de um conteúdo com foco em educação a distância, por exemplo, e só encontrar emojis de coração e comentários como “linda”, “lindo”. Neste momento, eles já sabem que de nada valerá o número de engajamento, porque a ação não foi efetiva e não trouxe o envolvimento com o público que esperavam. Afinal, o real objetivo da marca é que haja uma consideração e envolvimento entre seus produtos e o público. Justamente por isso, a análise aprofundada de comentários e interações se tornou tão importante, para analisar não só a consideração do público, como também a boa adequação do influenciador às ações.
Com isso, podemos dizer que quanto maior a adequação do criador de conteúdo à marca e bons resultados e aceitação em seus conteúdos, maiores as chances de a parceria se estender.
Por isso, sempre digo que mais vale toda a trajetória e estratégia desenvolvida pelo criador de conteúdo, para fazer com que seu público se interesse pelo assunto e tenha vontade de engajar com seus posts, do que adquirir engajamento em plataformas.
Você tem alguma estratégia para impulsionar o engajamento em seus conteúdos? Compartilha com a gente aqui!