Houve tempos em que o titio Facebook era jovenzinho, descolado e todo mundo estava lá.. Bons tempos!
Em uma época de instagram e tiktok, o facebook perdeu um pouco da sua visibilidade. Surgem alguns questionamentos: Será que ainda vale a pena produzir conteúdo por lá? A taxa de engajamento é boa? Vamos então responder essas incógnitas para você analisar se ainda é vantajoso produzir conteúdo nesta plataforma.
Vale a pena?
Um Levantamento realizado em junho de 2021 indicou que cerca de 28,4% dos usuários brasileiros do Facebook têm entre 25 e 34 anos, e outros 25% têm 45 anos ou mais, e além disso, 45% são mulheres.
Se o seu público é de adolescentes, por exemplo, talvez o facebook seja desfavorável, visto que o alcance será menor. Outro ponto a se analisar, é que embora as estatísticas em relação aos usuários mais jovens sejam baixas, o facebook continua sendo a rede mais acessada no mundo.
Então, se o seu objetivo é expandir o conteúdo para todos os públicos, principalmente se o seu segmento é de receitas, saúde e outros que são vistos como algo universal, o Facebook pode ser uma boa.
E sobre o engajamento?
Nos últimos tempos, o facebook tem se modernizado, buscando colocar vídeos curtos na plataforma e aumentar as estratégias de engajamento. Vale a pena testar como o seu público interage por lá, já que o instagram é vinculado ao facebook, você pode subir conteúdo por meio do meta, e acompanhar o desempenho.
Use as métricas do Facebook
As métricas no facebook são excelentes, e você pode usá-las para ver se vale ou não a pena investir em conteúdo para a plataforma, e melhor ainda, você pode comparar em tempo real os resultados do Instagram e Facebook. A própria plataforma tem várias ferramentas para mensurar as mais diversas formas de interação, como quantidade de cliques recebidos na página, visualização de fotos, quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Já deu pra perceber que o senhor Facebook tem suas vantagens e estratégias, basta saber o seu público alvo e objetivo, e claro, testar é a melhor ferramenta de análise.
E você? O que acha disso? Postaria conteúdos no Facebook?