Como influenciadores, nossa missão é alcançar e impactar a vida de diversas pessoas, e por isso, é necessário falarmos sobre acessibilidade, já que isso torna o nosso conteúdo um meio para romper barreiras.
Então, aqui vão 3 formas de tornar o seu perfil mais acessível para pessoas com algum tipo de deficiência.
Legenda
A legenda é um elemento básico e essencial para tornar o seu perfil mais acessível. Primeiramente, você pode usar ferramentas como o CapCut, para adicionar legendas automáticas ao seu vídeo.
Além disso, no caso de stories para instagram, é possível fazer isso escrevendo manualmente o que está dizendo no vídeo, ou ainda, pode ser feito pelo CapCut também.
Descreva as imagens dos seus posts
Muitas pessoas com deficiência visual, não conseguem ter acesso a imagens inclusivas onde há a descrição de um post ou cartaz nas redes sociais. Com isso, existem alguns recursos descritivos, como por exemplo, uma descrição que pode aparecer abaixo do texto da legenda, com a hashtag #paracegover ou #paratodosverem. Há, ainda, o campo “texto alternativo”, que fica nas configurações do Instagram, do LinkedIn e do Facebook.
Por fim, uma dica, é descrever de forma gradativa e hierarquizada, por exemplo, comece identificando o ponto principal do post e vá indo para demais elementos (mas não esqueça de pontuar o que é mais importante,para não se tornar uma descrição gigante).
Fale pausadamente e deixe o áudio com a maior qualidade possível
Não somente por conta dos deficientes auditivos, ou com baixa audição, mas também, por uma questão de acessibilidade em geral, sempre tente gravar os áudios dos seus vídeos com qualidade, sem abafar o microfone ou falar com o tom baixo.
Além disso, procure falar pausadamente e de forma clara.
Assim, em pequenos atos, é possível ter empatia e inclusão, visando não somente expandir um público, mas também, tornar as suas redes sociais um espaço para todos.
E aí, o que você utiliza em seus conteúdos para se tornarem acessíveis?